A Terra existirá daqui a 5 bilhões de anos?

kosmos-zvezdy-solnce-vspyshka.jpg

A Terra existirá daqui a 5 bilhões de anos?

Essa pergunta de certa forma atormenta a cabeça de muitos astrônomos, que tentam descobrir de alguma maneira qual será o futuro do nosso planeta e do Sistema Solar como um todo, quando o Sol morrer.

Basicamente, daqui a 5 bilhões de anos, o Sol irá crescer, se transformar numa estrela gigante vermelha, com um tamanho, mais de cem vezes maior que o tamanho atual.

O Sol também irá experimentar uma perda de massaa muito grande através de intensos ventos solares.

O fim da evolução, daqui a 7 bilhões de anos, o Sol será uma pequena anã branca, com o tamanho da Terra, mas com uma colher de seu material pesando 5 toneladas.

Essa metamorfose terá grande impacto nos planetas, por exemplo, Mercúrio e Vênus serão engolidos pela estrela gigante e destruídos.

Mas o destino da Terra ainda é incerto. Provavelmente a vida será destruída, mas e o planeta, continuará orbitando a anã branca?

Como descobrir isso, como estudar o futuro do nosso sistema planetário? Bem, a resposta direta, é, estudar uma estrela parecida com o Sol, que tenha um sistema planetário, mas que já esteja com a sua idade avançada, como se estivéssemos olhando para o futuro.

E um grupo de astrônomos fez exatamente isso, utilizou o ALMA para estudar a estrela conhecida como L2 Puppis, uma estrela que a 5 bilhões de anos atrás era bem parecida com o Sol.

A L2 Puppis, está localizada a 208 anos-luz de distância da Terra e tem 10 bilhões de anos de vida.

Ao estudar a estrela com o ALMA, os astrônomos descobriram que essa estrela perdeu cerca de 1/3 de sua massa durante a evolução, o mesmo que acontecerá com o Sol, e a uma distância de 300 milhões de km da estrela, aproximadamente o dobro da distância da Terra ao Sol, os astrônomos encontraram um objeto na órbita da anã branca, o que seria um objeto como a Terra daqui a 5 bilhões de anos.

O sistema da L2 Puppis representa um belo análogo para o nosso Sistema Solar, e entender as relações entre a L2 Puppis e esse planeta, trará com certeza um entendimento maior sobre o que acontecerá com o nosso sistema daqui a 5 bilhões de anos.

O destino da Terra, ainda é incerto, mas a resposta pode estar numa análise mais profunda e detalhada da L2 Puppis.

 

Fonte: SpaceToday

Texto de Sérgio Sacani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s