NGC 3310: uma galáxia espiral com surto de formação estelar revelada pelo Gemini

ngc3310_gemini_1837.jpg

 

Há 100 milhões de anos aproximadamente a galáxia NGC 3310 provavelmente colidiu com uma galáxia menor fazendo com que a galáxia espiral maior acendesse em um tremendo surto de formação estelar (starburst).

A gravidade em mutação durante o evento criou ondas de densidade que comprimiram as existentes nuvens de gás e acionaram a evento em cadeia de formação estelar.

A imagem em destaque fornecida pela equipe do Observatório Gemini (Gemini North Telescope) mostra a NGC 3310 em grande nível de detalhes, com codificação de cores de forma que os tons de rosa enfatizam a presença do gás enquanto que o branco e o azul destacam as estrelas.

Alguns dos aglomerados estelares da galáxia são bem jovens, indicando de alguma forma que as galáxias com surtos explosivos de formação estelar assim permanecem nesse status por bastante tempo.

A espiral NGC 3310, visível através de telescópios de menor porte, tem um diâmetro estimado em 50.000 anos luz, residindo a cerca de 50 milhões de anos luz na direção da constelação da Ursa Maior.

 

Fonte: Eternos Aprendizes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s