A Nebulosa da Alma

Soul_Colombari_1824.jpg

Nebulosa da Alma (Sharpless 2-199, LBN 667) é uma nebulosa de emissão na constelação de Cassiopéia. Vários pequenos aglomerados abertos são incorporados na nebulosa: CR 34, 632, e 634, IC1848 a nebulosa é mais conhecida pela designação IC1848.

Este complexo é o vizinho do leste de IC1805 (Nebulosa do Coração) e as duas são frequentemente mencionados como “coração e alma”.

Estrelas estão se formando na Alma da Rainha da Etiópia (Cassiopeia), mais especificamente, dentro de uma grande região de formação estelar chamada de Nebulosa da Alma (IC 1848).

Essa nebulosa reside na direção da constelação de Cassiopeia, a qual, de acordo com mitologia grega, foi a vaidosa mãe de Andrômeda e esposa do Rei Cepheus, que governou as terras altas que envolviam o rio Nilo.

A Nebulosa da Alma hospeda diversos aglomerados estelares abertos, a poderosa fonte de emissão de radio W5 e grandes bolhas remanescentes de ventos gerados por jovens estrelas massivas. A nebulosa IC 1848 se localiza a 6.500 anos luz de distância e tem um diâmetro de cerca de 100 anos luz, em geral a Nebulosa da Alma é retratada ao lado da sua vizinha celestial, a Nebulosa do Coração (Heart Nebula – IC 1805).

A imagem em destaque aparece em tons preponderantes de vermelho devido a emissão principal de uma específica tonalidade de luz gerada pelo hidrogênio gasoso excitado.

 

Fonte: Eternos Aprendizes, APOD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s