Duas galáxias se fundindo

6-arp.jpg

 

Esta é uma dança que acabará em morte. A foto acima mostra duas grandes galáxias duelando, unidas por uma ponte cósmica de estrelas, gás e poeira com mais de 75.000 anos-luz de comprimento.

O par, conhecido como Arp 87, é morfologicamente classificado como peculiar. Eventualmente, o objeto será uma coisa só.

A ponte entre as galáxias é uma forte evidência de que estes dois sistemas estelares imensos passaram perto um do outro recentemente, e experimentaram marés violentas induzidas pela gravidade mútua.

Outa evidência do contato é que a galáxia espiral da direita, também conhecida como NGC 3808A, exibe muitos aglomerados de estrelas jovens azuis produzidas em uma explosão de formação estelar. A galáxia espiral do lado esquerdo, chamada NGC 3808B, parece estar envolta em material da ponte e cercada por um anel polar curioso.

A galáxia espiral na extremidade esquerda da fotografia parece ser uma galáxia distante de fundo, que não está envolvida na fusão em curso.

Enquanto as interações entre os dois aglomerados são traçados ao longo de bilhões de anos, passagens estreitas repetidas devem resultar na morte de uma delas – apenas uma galáxia vai triunfar.

Este cenário pode até parecer estranho, mas os cientistas acreditam que fusões galácticas são comuns. Arp 87 representa, neste momento, uma etapa do processo inevitável de junção da NGC 3808 à NGC 3808B.

O par está a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância de nós, na direção da constelação de Leo.

 

Fonte: HypeScience

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s