A Nebulosa do Pelicano

Pelican_Colombari_3140.jpg

A nebulosa do Pelicano (IC 5070) tem sido lentamente transformada por diversos processos.
A nebulosa IC 5070 está dividida a partir da grande North America Nebula por uma nuvem molecular repleta de poeira cósmica enegrecida.
Particularmente, o Pelicano recebe muito estudo porque se trata de uma mistura particularmente ativa de formação estelar e nuvens de gás em evolução.

A fotografia em destaque foi produzida em três cores especificas a partir da radiação emitida pelos elementos: enxofre, hidrogênio e oxigênio, os quais nos ajudam a melhor compreender as interações que ocorrem por lá.

A radiação emanada pelas estrelas jovens e energéticas está transformando lentamente, esquentando o frio gás interestelar, avançando a fronteira entre ambos, conhecida como frente de ionização, visível em laranja brilhante à direita da imagem.

Especificamente, densos tentáculos de gás frio ainda persistem. Milhões de anos a partir da agora, esta nebulosa não será conhecida como o Pelicano, uma vez que o balanço e o posicionamento das estrelas e do gás estarão demarcando um desenho completamente diferente do que vemos hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s