Procurando Vênus sob o Arco Spitzkoppe

Procurando Vênus sob o Arco Spitzkoppe por Petr Horálek

O que vemos nessa curiosa imagem? Embora exista muito a se observar nesse espetacular panorama capturado em uma madrugada de setembro de 2015, o objeto mais brilhante nos céus era notavelmente o planeta Vênus. Contudo, na imagem em destaque, Vênus surge abaixo de uma ponte de rocha natural, que forma um pitoresco arco em Spitzkoppe, Namíbia.

O planeta aparece à esquerda da abertura complementado de forma original pela a silhueta do astrofotógrafo Petr Horálek, à direita, dentro do arco.

Acima e além da ponte de pedras surgem vário ícones de uma escura noite, incluindo, da esquerda para a direita, o aglomerado aberto das Plêiades, a Nebulosa de Órion, a estrela mais brilhante dos céus Sirius, além das galáxias vizinhas: a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães.

No quadro abaixo Judy Schmidt anotou as constelações e os objetos mais importantes. Da esquerda para a direita: as Plêiades em Touro, Órion e a sua nebulosa, a banda central da Via Láctea (Milky-Way) logo atrás da ponte de rochas, a Grande Nuvem de Magalhães (LMC em Mensa) e a Pequena Nuvem de Magalhães (SMC em Hydrus), além, é claro, de Vênus entre Câncer e Hydra (dentro do arco).

VenusArch_Horalek_1080_annotated

Durante essa semana, Vênus permanece visível durante os céus da madrugada, complementado por Marte em uma conjunção a ser observada. Veja o vídeo da NASA a seguir:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s