Bactérias da Terra podem contaminar Marte

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

“Se vamos procurar vida em Marte, seria realmente uma pena levar vida da Terra e encontrá-la por lá”, diz especialista

A diretora de proteção planetária (sim, é este mesmo o cargo) da Agência Espacial Americana, Nasa, Catherine A. Conley, tem por função proteger os planetas do sistema solar dos danos causados pela Terra, em especial Marte.

Segundo o New York Times, a diretora tem uma preocupação em especial com o planeta vermelho. “Se vamos procurar vida em Marte, seria realmente uma pena levar vida da Terra e encontrá-la por lá”, disse Conley à publicação.

Com a notícia recente de que os pesquisadores encontraram água fluida no planeta vermelho, a preocupação por encontrar microorganismos vivos ficou ainda mais urgente, pois muitas bactérias viajam pelo espaço através das espaçonaves. Desde 1971, Marte já abriga vida, levada pelas viagens espaciais que aterrisaram no planeta, que foram de carona da Terra. Mesmo no ambiente inóspito do planeta vermelho —frio, seco, bombardeado por luz ultravioleta—, leva anos para que todos sejam mortos.

Agora, a preocupação dos especialistas não é com a morte dos micróbios, mas com o fato de que eles podem prosperar. Sondas como a Opportunity e a Curiosity, ambas da NASA, estão proibidas de visitar locais chamados de “regiões especiais”, por terem sido escolhidos como lar doce lar para as bactérias terrestres. “Até agora Marte está bastante limpo”, disse Conley. Existe até um acordo internacional sobre essa questão. Um tratado assinado em 1967, denominado Tratado do Espaço Exterior, estabelece que os países exploradores têm que ter cuidado ao visitar outros planetas, a fim de evitar a contaminação nociva deles. “O ambiente em Marte é potencialmente um prato de jantar gigante para organismos da Terra”, disse Conley.

John M. Grunsfeld, da Nasa, disse que é essencial pensar nessa questão. “Precisamos cuidar muito do que fazemos, porque pode haver vida em Marte”.

Fonte: Noticias ao Minuto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s