A lua é bem mais escura do que pensa

A ideia é simples: a lua só parece clara e brilhante porque o que a envolve (o céu noturno) é ainda mais escuro. A conclusão é do projeto “It’s okay to be smart”, do cientista Joe Hanson.

moon-shine
A lua é assim tão clara? Não, é ilusão de ótica, diz Joe Hanson.

Quão clara e brilhante é a lua? A resposta, para muitos, seria simples: muito. É a lua que dá claridade à noite e que se destaca do céu escuro que a envolve. Mas será mesmo essa a sua cor? Joe Hanson, um cientista americano, afirma que não, num vídeo explicativo que publicou no seu canal do Youtube “It’s okay to be smart”.

Afinal a lua não é branca, prateada ou cinzenta clara: é bem mais escura que isso. Segundo Joe Hanson, a sua cor está mais próxima de um cinzento escuro, cor do asfalto da estrada. O cientista americano usou as fotografias dos primeiros passos do homem na Lua para demonstrar isso mesmo: que a cor lunar não é bem o que parece.

lua escura
A cor da lua é afinal mais escura do que nos parece vista da Terra (NASA/Newsmakers)

Segundo Joe Hanson, “a lua cheia (…) só parece tão ofuscantemente brilhante no céu noturno porque não há nada próximo com que se possa comparar, exceto o próprio céu noturno”. E este processo dá-se porque, explica o cientista, os nossos olhos e o nosso cérebro “em vez de medirem o número exato e o comprimento de onda de fotãos dados pela lua (…) comparam [antes] as quantidades relativas de luz dadas por dois ou mais objetos dentro do nosso campo de visão”.

Segundo Hanson, “a lua só reflete cerca de 13% da luz que atinge a sua superfície”. E é mesmo essa luz que vemos que achamos ser a sua cor por contraste com a escuridão do céu que a envolve. Em suma, só é clara e brilhante por comparação com o que a escuridão que a envolve.

Fonte: Observador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s