“Monte Afiado”

mtsharpsm

Uma esplêndida visão do planeta vermelho.

Na terça-feira, 29 de setembro, o robô Curiosity Mars da NASA perfurou seu oitavo buraco em Marte, e seu quinto desde que atingiu o Monte Afiado há um ano. A perfuração dos furos é de 2,6 polegadas (65 milímetros) de profundidade em uma rocha encontrada, a equipe descrita como “Big Sky” é parte de um “multi-dia”, que tem por si uma sequência de várias etapas que resultarão em uma análise dos ingredientes da rocha marciana dentro de dois laboratórios a bordo.

“Com Big Sky, encontramos a rocha de arenito que estávamos procurando”, disse o cientista do projeto Curiosity Ashwin Vasavada. “Também acontece de ser relativamente perto do arenito que parece que ele tenha sido alterada por fluidos – provavelmente de águas subterrâneas com outras substâncias químicas dissolvidas. Nós estamos esperando para perfurar a próxima rocha, então comparar os resultados, e entender que mudanças têm ocorrido. ”

As análises das amostras da rocha ocorrerá durante a próxima semana. Enquanto isso, a equipe estará virando a atenção do Curiosity e as suas rodas em direção à segunda rocha, onde o processo de análise da amostra começará novamente.

Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech / MSSS
Fonte: 9planets

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s