Espetacular foto de Charon, a lua de Plutão

Charon-Neutral-Bright-Release-8feff1a5eccf2183

A foto de alta resolução acima mostra Charon, a maior lua de Plutão. Ela exibe a região polar norte escurecida e misteriosa do satélite, informalmente conhecida como “Mordor Macula”.

Capturada pela sonda New Horizons durante sua maior aproximação ao ex-planeta em 14 de julho desse ano, a imagem só foi transmitida para a Terra em 21 de setembro.

Dados azuis, vermelhos e infravermelhos foram combinados e processados para aprimorar as cores da fotografia, seguindo variações nas propriedades da superfície da lua com resolução de cerca de 2,9 quilômetros.

Charon possui 1.214 quilômetros de diâmetro, cerca de 1/10 do tamanho do planeta Terra. Em comparação com Plutão, no entanto, tem cerca de metade do seu diâmetro. Isso faz com que seja o maior satélite em relação ao seu planeta do sistema solar.

O hemisfério fotografado pela New Horizons é o que fica voltado para Plutão. A imagem apresenta uma visão mais clara de um “cinto” de fendas e cânions que parece separar as planícies suaves do sul do terreno mais variado do norte da lua.

Fonte: HypeScience

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s